HISTÓRICO DA ÁREA

O empreendimento de Habitação de Interesse Social - HIS Heliópolis L, localizado na Avenida Almirante Delamare com Rua Michele Príncipe, ao lado do Ribeirão dos Meninos, na divisa com o município de São Caetano, compreende a implantação de dois conjuntos habitacionais, que somam 1.272 unidades, duas escolas de educação infantil e ensino fundamental (EMEI e EMEF) e um Centro para Crianças e Adolescentes (CCA).

Em 1988, a COHAB-SP disponibilizou 42 prédios de quatro pavimentos,com 16 apartamentos por andar, totalizando 672 unidades ocupadas na Gleba L1. Posteriormente foi implantado, por meio do Programa Habitacional Prover, empreendimento na Gleba L2, com 30 prédios de cinco pavimentos, 20 apartamentos por andar, totalizando 600 unidades. O conjunto está habitado desde o início dos anos de 1990.

 

 

O histórico do local indica que a área foi utilizada por muitos anos como depósito irregular de resíduos sólidos, provavelmente do tipo domiciliar. Foram realizadas análises e investigações ambientais na Gleba L desde o ano 2000, por meio de diversas contratações feitas pela COHAB-SP, para conhecer os níveis e abrangências relativos à presença de contaminantes no subsolo e águas subterrâneas em toda a área.

Os resultados indicaram a presença de concentrações de gás metano, provavelmente proveniente da decomposição de matéria orgânica do lixo, quanto nas camadas naturais do Ribeirão dos Meninos. Desde então foram realizados diversos estudos e implantação de programas de monitoramento de gases e medidas de intervenção.